católicos e protestantes não podem andar juntos no que refere a suas crenças e doutrinas , podem estar unidos e juntos contra o marxismo em prol de uma sociedade conservadora
Católicos e protestantes não podem andar juntos no que refere a suas crenças e doutrinas, mas podem estar unidos e juntos contra o marxismo em prol de uma sociedade conservadora

Católicos e Evangélicos e um Inimigo em Comum.

Católicos e Evangélicos e um Inimigo em Comum.

O Brasil sempre foi um país católico romano, isso nunca foi contestado pelos brasileiros, nem mesmo por aqueles que não comungam da fé romana. A fé católica romana chega ao Brasil com os portugueses, estes uma vez em terras tupiniquins carregam consigo uma forte devoção à tradição romana, realizando a primeira missa no dia 26 de abril de 1500. De lá para cá o catolicismo cresceu e se expandiu para todo território nacional e continente.

O protestantismo chega ao Brasil[1] tempos depois, quando huguenotes, reformadores holandeses e luteranos, também migraram para cá. Buscando expandir a fé reformada e fugir da perseguição, muitos irmãos largaram suas casas e famílias e migraram para a nova terra descoberta. A fé reformada custou muito aos primeiros imigrantes, devido ao predomínio católico romano.

Catolicismo Romano[2]

O catolicismo romano chegou primeiro ao Brasil por ser a fé predominante dos portugueses, expandiu-se pelo país na mesma velocidade em que os portugueses desbravavam a nova terra. Teve um papel fundamental para formação moral e ética da nação, pois carregava consigo a moral judaico cristã.

O catolicismo[3] por muito tempo ofereceu aos brasileiros um conceito de moral e ética, também exerceu grande influência sobre a sociedade, afinal, grandes autoridades professavam a fé católica. Se o Brasil hoje luta para preservar bons costumes e tradições, muito se deve a Igreja Católica, que ensinou e catequizou todos aqueles que chegavam na nova terra ou já estavam nela.

Fé Reformada[4]        

A fé reformada se consolida no século XVI. Martinho Lutero descontente com a Igreja Católica Romana, em 31 de outubro de 1517, afixou 95 teses na porta da capela de Wittemberg[5]. Este evento marca o inicio da reforma protestante e desse período em diante outros grupos começam a surgir questionando a Igreja Católica Romana.

Um outro personagem fundamental nessa história foi o reformador francês João Calvino. Este teve um papel fundamental para fé reformada, pois seus escritos e seu trabalho como pastor na igreja reformada em Genebra deixou marcas profundas para futuras gerações de protestantes.

Conservadorismo[6] 

O conservadorismo é uma disposição em prol da preservação, manutenção e crescimento saudável de tudo aquilo que é de ordem natural, que não contempla mudanças bruscas (revolução), muito menos abraça a religião secular (ideologias). O conservadorismo é uma prudência que olha para o passado, sem desejar voltar a viver nele, vive o presente, sem querer permanecer nele, pensa no futuro, sem tentar alcança-lo a qualquer preço.

O conservadorismo não é uma religião, tampouco uma ideologia. O conservadorismo é algo anterior ao Estado, suas raízes estão alicerçadas em instituições intrínsecas ao homem; conservadorismo está muito mais em família do que em Estado, em liberdade do que em totalitarismo, na igreja ao invés do sindicado.

Ponto em comum.

Talvez para os mais fervorosos não exista um ponto em comum onde católicos romanos e protestantes reformados possam caminhar juntos. Porém, ambos estão unidos por uma sociedade conservadora, que respeita a vida, preserva a ordem, valoriza a família e quer manter uma moral e ética cristã. Isso não é ecumenismo muito menos adulteração da fé, ninguém está pedindo isso! O que se deseja é manter uma moral judaico cristã conservadora diante de uma religião marxista que cresce e dita suas crenças através do poder do Estado.

Hoje tantos católicos romanos quanto protestantes são atingidos por ideologias marxistas, as pautas progressistas não fazem distinção de igrejas cristãs e suas doutrinas. Para o marxismo tanto católicos romanos quanto os protestantes devem ser destruídos, sendo assim, católicos e protestantes tem um inimigo real e comum que os ameaça e deseja destruí-los. Se católicos e protestantes não podem andar juntos no que se refere a suas crenças e doutrinas[7], podem estar unidos e juntos contra o marxismo em prol de uma sociedade conservadora.

 

 

[1]Deseja saber sobre os primeiros protestantes no Brasil, leia: http://www.monergismo.com/textos/historia/presenca_reformadores_franceses.pdf

[2]Para entender melhor a trajetória do Catolicismo Romano no Brasil, assista a série de documentários do Brasil Paralelo.

[3]Para aqueles que desejam entender mais sobre a doutrina católica, recomento o site: https://padrepauloricardo.org/

[4]Deseja entender mais sobre Reforma Protestante, acesse: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/11/o-que-e-um-reformado/

[5]Conheça as 95 teses de Martinho Lutero, acesse: http://www.monergismo.com/textos/credos/lutero_teses.htm

[6] Deseja estudar e conhecer mais o conservadorismo, acesse www.burkeinstituto.com

[7] Acredito que não há como unir o catolicismo romano e o protestante reformado debaixo do mesmo guarda-chuva teológico. Os pressupostos de cada grupo são totalmente opostos, sendo assim, a ideia ecumênica do cristianismo deve ser totalmente descartada.

Gostou desse artigo? Apoie o trabalho do Burke Instituto Conservador virando um assinante da nossa plataforma de cursos online.

As posições expressas em artigos por nossos colunistas, revelam, a priori, as suas próprias crenças e opiniões; e não necessariamente as opiniões e crenças do Burke Instituto Conservador. Para conhecer as nossas opiniões se atente aos editoriais e vídeos institucionais

Wesley Felipe

Wesley Felipe

Wesley Felipe dos Santos, é um dos fundadores do Burke Instituto Conservador. Casado com Larissa Marazzio. É bacharel em teologia pelo Cetevap (Centro Estudos Teológicos Vale Paraíba) e covalidado pela Faterj, coordenador de cursos do Ministério Ler, membro do Templo Batista Bíblico de São José dos Campos –SP.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Comentários

Relacionados