Homem, trabalho, responsabilidade.

Homens – 3 princípios para resgatar a masculinidade

Homens – Introdução.

Ser homem nos dias atuais requer muito dos próprios homens. Primeiro por haver muita confusão no próprio conceito do que é ser homem, segundo por haver um grande esforço para destruir a masculinidade dos homens.

Para estabelecer um conceito do que significa ser um homem de verdade, se faz necessário resgatar o princípio bíblico de masculinidade, princípio esse estabelecido por Deus no Éden; portanto somente resgatando esse conceito bíblico de masculinidade será possível haver homens de verdade.

Sendo assim, as Escrituras e o livro “Homens de Verdade o Chamado de Deus para Masculinidade. O texto bíblico será a régua de medida e o livro “Homens de Verdade” do Dr. Richard D. Phillips, uma ferramenta de apoio.

Homens – Primeiro Princípio.

Cultivar e guardar.

Ser homem de verdade envolve cultivar e guardar, somente exercendo essas duas atividades será possível resgatar a masculinidade bíblica. Em Gênesis temos esse mandado muito explicito: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e colocou no jardim do Éden para cultivar e o guardar” (Gn 2.15).

Dr. Richard D. Phillips, buscando estabelecer o papel do homem e resgatar a masculinidade bíblica, comenta sobre “cultivar e o guardar” (Gn 2.15).

Cultivar: Cultivar é trabalhar para fazer com que as coisas cresçam.

Guardar: Guardar é proteger e sustentar o progresso já alcançado.

O primeiro princípio estabelecido para ser homem de verdade e exercer masculinidade bíblica é entender a responsabilidade em cultivar e guardar. Homens foram criados para dominar1, consequentemente fugir de tais tarefas é retroceder ao padrão de masculinidade bíblica. É sobre o princípio de “cultivar e guardar” que a masculinidade bíblica se estabelece.

Também sobre este princípio “cultivar e guardar” que Dr. Richard D. Phillips, escreve “Homens de Verdade”, buscando um entendimento bíblico sobre o que é ser homem, a fim de resgatar uma masculinidade autentica.

Homens – Segundo Princípio.

Imagem e Semelhança

Deus criou o homem sua imagem e semelhança (cf. Gn 1.26-27). Portanto é isso que homens de verdade devem mostrar e refletir. O homem foi o único ser criado a imagem e semelhança do próprio criador, logo não há como exercer masculinidade distante do Deus criador.

Para exercer uma masculinidade que reflita a imagem e semelhança de Deus, homens de verdade necessitam ser redimidos por Cristo, posteriormente, estarão capacitados a espalhar essa imagem e semelhança para o restante da criação.

Dr. Richard D. Phillips, faz uma excelente observação em seu livro “Homens de Verdade”:

“Os homens cristãos, renascidos pela graça de Deus, são declarados santos – não no sentido de serem perfeitos, mas no sentido de serem separados para Deus, como Adão foi no jardim antes do pecado” (p.62).

Que excelente observação do Dr. Richard D. Phillips! Ou seja, homens de verdade são redimidos pelo próprio Deus, para glória do próprio Deus, para que estejam aptos a exercerem uma masculinidade que reflita a imagem e semelhança do Criador para sua criação.

Homens de Verdade – Terceiro Princípio.

Casamento

Para o homem o casamento deve ser visto como um dos maiores privilégios dados por Deus, é por meio dele que o Criador proporciona ao homem uma excelente oportunidade para exercer sua masculinidade2.

É através da união entre homem e mulher que Deus multiplica sua imagem e semelhança “Frutificai e multiplicai-vos” (cf. Gn 1:28). Que benção é o casamento! Homens de verdade compreendem a importância do matrimonio, não o tratando com desprezo, mas com apreço e fidelidade.

Ao falar sobre o papel do casamento para vida do homem Dr. Richard D. Phillips, toca em um ponto primordial para o exercício de uma masculinidade bíblica: “A principal ameaça contra a qual um homem deve proteger sua esposa é o seu próprio pecado”

Sim, homens de verdade sabem que não podem subestimar seus pecados, principalmente quanto o assunto é o casamento.

Homens de Verdade – Conclusão.

Para exercer uma masculinidade bíblica um homem deve saber quais são seus deveres e responsabilidades e agir com sabedoria. Portando, as Escrituras sempre serão o melhor guia para conduzirem homens a uma masculinidade verdadeira.

Encorajo você a ler a obra do Dr. Richard D, Phillips – Homens de Verdade o Chamado de Deus para Masculinidade. Nunca foi tão importante resgatar a masculinidade bíblica; é notório aos olhos da igreja e de toda sociedade que a queda do homem só acarretou dor, sofrimento para o próprio homem.

O pecado criou separação entre Deus e o homem, como resultado, é impossível para o homem exercer uma masculinidade que glorifique a Deus, no entanto, através de Jesus Cristo, há uma chance de restaurar aquilo que se perdeu.

Concluindo, vemos que nesse breve texto foram observados três grandes princípios, entretanto a outros que Dr. Richard D, Phillips, observa de forma bíblica em sua obra “Homens de Verdade”, exemplo: discipulado e disciplina de filhos, amizades masculinas, homem e igreja.

Que Deus levante homens de verdade para exercerem sua masculinidade em uma sociedade já entregue ao pecado.

_____________________________________________________________________________

1 Para um entendimento mais profundo sobre o exercício de domínio do homem sobre a criação, recomendo a leitura do artigo “Homens foram criados para dominar”. Acesse: https://www.burkeinstituto.com/blog/opiniao/homens-foram-criados-para-dominar/

2 Quanto ao tema casamento existe excelentes obras escritas, exemplo: Quando Pecadores dizem Sim – Ed, Fiel; A Vida Cristã no Lar – Ed. Fiel; Casamento Reformado – Ed. Clire. A muitas outras obras a serem citadas, porém estás três já garantem aos entusiastas ao assunto conteúdos formidáveis.

Todas as obras recomendadas podem ser encontradas na loja online do Ministério LER. Acesse https://ministerioler.com.br/

Gostou desse artigo? Apoie o trabalho do Burke Instituto Conservador virando um assinante da nossa plataforma de cursos online.

As posições expressas em artigos por nossos colunistas, revelam, a priori, as suas próprias crenças e opiniões; e não necessariamente as opiniões e crenças do Burke Instituto Conservador. Para conhecer as nossas opiniões se atente aos editoriais e vídeos institucionais

Wesley Felipe

Wesley Felipe

Wesley Felipe dos Santos, é um dos fundadores do Burke Instituto Conservador. Casado com Larissa Marazzio. É bacharel em teologia pelo Cetevap (Centro Estudos Teológicos Vale Paraíba) e covalidado pela Faterj, coordenador de cursos do Ministério Ler, membro do Templo Batista Bíblico de São José dos Campos –SP.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Comentários

Relacionados