3 princípios para resgatar a masculinidade

Introdução

 

Homens de Verdade 3 Princípios para Resgatar a Masculinidade 

Ser homem de verdade nos dias atuais requer muito dos próprios homens. Primeira por haver muita confusão no próprio conceito do que é ser homem, segundo por haver um grande esforço para destruir a masculinidade dos homens.

Para ser um homem de verdade, se faz necessário resgatar o princípio bíblico de masculinidade, princípio esse estabelecido por Deus no Éden; portanto, somente resgatando esse conceito bíblico de masculinidade será possível haver homens de verdade.

Sendo assim, as Escrituras e os princípios encontrados no livro “Homens de Verdade: o Chamado de Deus para a Masculinidade” fornecerão ajuda e prática para o resgate dos 3 princípios da masculinidade bíblica.

 

Homens de verdade – Primeiro Princípio.

Cultivar e guardar

Ser homem de verdade envolve cultivar e guardar, somente exercendo essas duas atividades será possível resgatar a masculinidade bíblica. Em Gênesis temos esse mandato muito explícito: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2.15).

Dr. Richard D. Phillips, buscando estabelecer o papel do homem verdadeiro e resgatar a masculinidade bíblica, comenta sobre “o

cultivar e o guardar” (Gn 2.15).

Cultivar: Cultivar é trabalhar para fazer com que as coisas cresçam.

Guardar: Guardar é proteger e sustentar o progresso já alcançado.

Assim, o primeiro princípio estabelecido para se tornar um homem de verdade e resgatar a masculinidade bíblica é entender a tarefa de cultivar e guardar. Visto que, homens foram criados para dominar[1], conseqüentemente fugir de tais tarefas é retroceder ao padrão de masculinidade bíblica, quando, na verdade, é sobre o princípio de “cultivar e guardar” que a masculinidade bíblica se estabelece.

É sobre este princípio de “cultivar e guardar” que Dr. Richard D. Phillips, escreve “Homens de Verdade, buscando um entendimento bíblico sobre o que é ser homem, a fim de resgatar uma masculinidade autentica.

 

Homens de verdade – Segundo Princípio.

Imagem e Semelhança

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1.26-27). Portanto é isso que homens de verdade devem mostrar e refletir. O homem foi o único ser criado à imagem e semelhança do próprio Criador, logo não há como exercer masculinidade distante do Deus criador.

Para resgatar uma masculinidade que reflita a imagem e semelhança de Deus, homens de verdade necessitam ser redimidos por Cristo, posteriormente, estarão capacitados a espalhar essa imagem e semelhança para o restante da criação.

Dr. Richard D. Phillips, faz uma excelente observação em seu livro “Homens de Verdade”: “Os homens cristãos, renascidos pela graça de Deus, são declarados santos – não no sentido de serem perfeitos, mas no sentido de serem separados para Deus, como Adão foi ao jardim antes do pecado” (p.62).

Que excelente observação do Dr. Richard D. Phillips! Ou seja, homens verdadeiros são redimidos pelo próprio Deus, para glória do próprio Deus, para que estejam aptos a exercerem uma masculinidade que reflita a imagem e semelhança do Criador para sua criação.

 

Homens de Verdade – Terceiro Princípio.

Casamento

Para homens de verdade o casamento deve ser visto como um dos maiores privilégios dados por Deus, é por meio dele que o Criador proporciona ao homem uma excelente oportunidade para exercer sua masculinidade[2].

É através da união entre homem e mulher que Deus multiplica sua imagem e semelhança “Frutificai e multiplicai-vos” (cf. Gn 1:28). Que benção é o casamento! Homens de verdade compreendem a importância do matrimônio, não o tratando com desprezo, mas com apreço e fidelidade.

Ao falar sobre o papel do casamento para a vida do homem Dr. Richard D. Phillips, toca em um ponto primordial para o resgate de uma masculinidade bíblica: “A principal ameaça contra a qual um homem deve proteger sua esposa é o seu próprio pecado”.

Sim, homens de verdade sabem que não podem subestimar seus pecados, principalmente quanto o assunto é o casamento!

 

Homens de Verdade – Conclusão.

Para resgatar a masculinidade bíblica os homens devem saber quais são seus deveres e responsabilidades e agir com sabedoria. Portanto, as Escrituras sempre serão o melhor guia para conduzirem homens a uma masculinidade verdadeira.

Encorajo você a ler a obra do Dr. Richard D, Phillips – Homens de Verdade: o Chamado de Deus para Masculinidade. Nunca foi tão importante resgatar a masculinidade bíblica; é notório aos olhos da igreja e de toda sociedade que a Queda do homem só acarretou dor e sofrimento para o próprio homem.

O pecado criou separação entre Deus e o homem, como resultado, é impossível para o homem exercer uma masculinidade que glorifique a Deus, no entanto, através de Jesus Cristo, há uma chance de restaurar aquilo que se perdeu.

Concluindo, vemos que nesse breve texto foram observados três grandes princípios, entretanto há outros que Dr. Richard D. Phillips, observa de forma bíblica em sua obra “Homens de Verdade”, exemplo: discipulado e disciplina de filhos, amizades masculinas, homem e igreja.

Que Deus levante homens de verdade para exercerem sua masculinidade em uma sociedade já entregue ao pecado.

 

[1] Para um entendimento mais profundo sobre o exercício de domínio do homem sobre a criação, recomendo a leitura do artigo “Homens foram criados para dominar”. Acesse: https://www.burkeinstituto.com/blog/opiniao/homens-foram-criados-para-dominar/
[2] Quanto ao tema casamento existem excelentes obras escritas, exemplo: Quando Pecadores dizem Sim – Ed. Fiel – Disponível em PDF para download gratuito.  A Vida Cristã no Lar – Ed. Fiel. Casamento Reformado – Ed. Clire. A muitas outras obras a serem citadas, porém estás três já garantem aos entusiastas ao assunto conteúdos formidáveis. Todas as obras recomendadas podem ser encontradas na loja online do Ministério LER. Acesse https://ministerioler.com.br/
Este texto foi extraído http://conteudo.editorafiel.com.br/homens-de-verdade-resgatar-masculinidade

Gostou desse artigo? Apoie o trabalho do Burke Instituto Conservador virando um assinante da nossa plataforma de cursos online.

As posições expressas em artigos por nossos colunistas, revelam, a priori, as suas próprias crenças e opiniões; e não necessariamente as opiniões e crenças do Burke Instituto Conservador. Para conhecer as nossas opiniões se atente aos editoriais e vídeos institucionais

Wesley Felipe

Wesley Felipe

Wesley Felipe dos Santos, é um dos fundadores do Burke Instituto Conservador. Casado com Larissa Marazzio. É bacharel em teologia pelo Cetevap (Centro Estudos Teológicos Vale Paraíba) e covalidado pela Faterj, coordenador de cursos do Ministério Ler, membro do Templo Batista Bíblico de São José dos Campos –SP.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Comentários

Relacionados