Lula e seus parceiros na mentira

A verdade é uma só. Mesmo que os sofistas midiáticos de nosso tempo (me refiro a falsos jornalistas, opinadores, especialistas em generalidades, geralmente de esquerda), políticos (falsos representantes) e setores jurídicos omissos e cínicos digam o contrário, ela existe e é absoluta no tempo e no espaço. E ela não tem utilidade e está fora do comércio.

Uma característica que chama a atenção nos sofistas (de qualquer tempo) é a erística. É a capacidade que eles têm de afirmar e refutar ao mesmo tempo fatos contraditórios. 

Aristóteles, contrariando os sofistas, afirmou que o ente, o real, tem que ser submetido ao princípio da contradição. Lembrando quem foi Aristóteles, trata-se de um dos maiores filósofos de todos os tempos. Não podemos perder tempo lembrando quem foi o iniciador contemplativo de todo o posterior processo revolucionário nas ciências. Aristóteles é Aristóteles. 

E quem eram os sofistas? Eram, nos séculos V e IV a.C., quem usava de argumentos falsos, enganosos, para manipular a verdade, dentro da cultura grega, em benefício próprio e geralmente por motivo pessoal. 

Mas um ponto tem que ser lembrado. Aristóteles foi quem deus conceito aos seres naturais (a base de sua filosofia era sobre a natureza). Deu nome, classificou, categorizou o que era de universal que ele tinha achado em cada espécie. 

Esta filosofia, certamente, contrariou os sofistas de sua época porque eles só pensavam em fama e a base de suas afirmações era a retórica, o embelezamento do pensamento externado. Não importava, para eles, a verdade. Cada um era um dono relativo da verdade. Eram parceiros na mentira. Aristóteles foi contra isso.

A verdade aristotélica tinha que ser submetida a um crivo do pensamento duplo. Ela só poderia vir de não se poder afirmar e negar algo sobre uma mesma coisa, fato ou objeto. O que se tem depois disso é verdade ou é mentira. Não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo.

O conceito ou as suas categorias, os seus predicamentos, para os entes, os seres, vem desse exercício. É o pensamento do pensamento, esse o método. 

Sobre o conceito de justiça, ele não pode ser ao mesmo tempo injustiça. 

No direito brasileiro, a justiça vem do processo, do devido processo legal. Vem principalmente depois da coisa julgada, que é o fenômeno de estabilização jurídica, que atesta ter havido definição formal e, às vezes, material ao mesmo tempo. Via de regra, o término de um processo confere justiça. A não ser assim, teríamos intermináveis conflitos de interesses e a sociedade não viveria em paz, olhando para frente.

Esse recado vai para todo o incansável e criminoso trabalho midiático, jurídico e político em cima de um único fato para o qual não se tem dúvida alguma. 

O fato é: Lula foi condenado. Ponto. Só não foi morto e crucificado porque os sofistas não deixam.

O que de resto deve vir em consequencia é escolha de cada um nas urnas deste fatídico ano de 2022 (se a eleição efetivamente se realizar, obviamente).

Gostou desse artigo? Apoie o trabalho do Burke Instituto Conservador virando um assinante da nossa plataforma de cursos online.

As posições expressas em artigos por nossos colunistas, revelam, a priori, as suas próprias crenças e opiniões; e não necessariamente as opiniões e crenças do Burke Instituto Conservador. Para conhecer as nossas opiniões se atente aos editoriais e vídeos institucionais

Sergio Renato de Mello

Sergio Renato de Mello

Sergio Renato de Mello, brasileiro, casado, Defensor Público de Santa Catarina, residente em Rio do Sul, Santa Catarina.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Comentários

Relacionados