Conservadorismo e política: Como? Por quê? Para quê?
Conservadorismo e política

Conservadorismo e política: Como? Por quê? Para quê?

Conservadorismo e política: Como? Por quê? Para quê?

Conservadorismo e política: Como? Por quê? Para quê? Vamos responder esses três questionamentos de forma rápida, sucinta e esclarecedora para que fique claro para você o que é conservadorismo, e porquê ele é a melhor resposta para esta sociedade caída.

Entender o que é ser conservador[1] e sua relação com a política é fundamental, para isso, devemos pesquisar estudar e investir nossos esforços. Estamos cansados de colher os frutos do trabalho de maus governos, frutos esses que corrompem e destroem a sociedade.

O resultado de anos de políticas esquerdistas e assistencialistas, é corrupção e a péssima educação, praticamente nenhuma segurança e um povo “doente”. O conservadorismo na política é a melhor maneira de construir um governo forte e uma sociedade saudável.

Conservadorismo e política: Como?

O conservadorismo funciona como uma disposição, uma disposição em conservar, ser preservador daquilo que é perene e belo. Como conservamos? Conservamos mantendo em pé o que aprendemos com os nossos antepassados, preferindo o testado ao não testado, a realidade ao invés da utopia, o crescimento orgânico saudável ao invés do revolucionário e doentio.

O conservadorismo leva para política a disposição de preservar e manter os acertos de nossos antepassados, podemos olhar para políticas passadas que foram adotadas e observar quais deram certas e quais não foram eficazes. Se nossos antepassados políticos tomaram as atitudes corretas, por que não as preservar? Se erraram em suas decisões ou optaram por revolucionar, trazendo pânico, morte e caos, por que não aprender com seus erros?

Conservadorismo e política: Por quê?

Porque conservadorismo é a única maneira de observar, aprender e agir sabiamente diante de um cenário social caótico. Não buscando voltar a viver no passado, ficar estacionado no presente ou muito menos mudar drasticamente pensando tão somente no futuro; conservadorismo não é alto preso ao tempo, mas é algo comprometido com a realidade[2].

O conservadorismo fornece para a política a percepção da realidade, não se faz boa política com utopias e muito menos com programas assistencialistas. A boa política se faz observando a realidade – possível e impossível. Não podemos misturar fantasia e política, isso já se mostrou um desastre nas revoluções e implantações de sociedades socialistas[3]

Conservadorismo: Para quê?

Para o conservadorismo contribuir com o crescimento em sociedade, de forma orgânica e saudável, não trazendo calamidades como as ideologias revolucionárias fazem, para não cair no erro dos imobilistas e reacionários, que assim como os revolucionários encontram-se presos ao tempo. O conservadorismo se posiciona entre as amarras do tempo e não se deixar enganar pelas políticas fantasiosas.

O conservadorismo contribui com a política de forma atemporal, não reduz sua visão de mundo em uma só direção. Os esquerdistas revolucionários desejam destruir todas as instituições, família, igreja e pátria, a fim de instaurar o mundo novo; já os imobilistas não querem nenhum progresso, desejam parar o crescimento com medo do desconhecido; por último os reacionários, esses desejam que o passado reine no presente, algo impossível, visto que um homem adulto jamais pode voltar a usar suas roupas de infância.

Conservadorismo e política: Conclusão.

Conservadorismo e política é algo que se misturam, não podemos deixar que as ideologias utópicas, exemplo: socialismo, comunismo, fascismo, feminismo,  tomem o poder e governem somente para minorias sacrificando a maioria. A disposição conservadora impugna responsabilidade no individuo dentro de seu lar, comunidade e sociedade, não buscando fazer política para minorias, mas para todos, respeitando a individualidade de cada pessoa sem passar por cima da liberdade de ninguém.

Como? Por quê? Para quê? O conservadorismo responde essas três perguntas de forma realista e incisiva, não propondo nenhuma fantasia de mundo perfeito, mas de um mundo real que pode ser melhorado com a preservação dos valores naturais intrínsecos no homem, sem estar preso ao tempo, mas livre para transformar o passado em presente, o presente em realidade e o futuro em possibilidade, para que os malês que procedem do coração do homem sejam contidos e amenizados, caso o mesmo resolva agir de maneira cruel e tirânica.

Referências:

[1] Professor Tiago Rossi, explica de forma simples e rápida o que é conservadorismo, assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=615gTRTqp-g

[2] Alex Catharino uma das grandes mentes do conservadorismo brasileiro, aponta muito bem essa relação do conservadorismo com o tempo. Faça sua inscrição gratuita em www.meuclubeconservador.com e saiba mais.

[3] Professor Aramis C. DeBarros, em seu curso “Os Movimentos Revolucionários e a Guerra Contra Família”. Aponta para aqueles que tentaram implantar sociedades revolucionárias e trouxeram grandes calamidades para sociedade, principalmente para as famílias. Saiba mais em www.burkeinstituto.com

Gostou desse artigo? Apoie o trabalho do Burke Instituto Conservador virando um assinante da nossa plataforma de cursos online.

As posições expressas em artigos por nossos colunistas, revelam, a priori, as suas próprias crenças e opiniões; e não necessariamente as opiniões e crenças do Burke Instituto Conservador. Para conhecer as nossas opiniões se atente aos editoriais e vídeos institucionais

Wesley Felipe

Wesley Felipe

Wesley Felipe dos Santos, é um dos fundadores do Burke Instituto Conservador. Casado com Larissa Marazzio. É bacharel em teologia pelo Cetevap (Centro Estudos Teológicos Vale Paraíba) e covalidado pela Faterj, coordenador de cursos do Ministério Ler, membro do Templo Batista Bíblico de São José dos Campos –SP.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Comentários

Relacionados